sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

NUTRIÇÃO – Sayonara(QUARAÍ-RS) - PRODUTOS TERÃO NOVA TABELA NUTRICIONAL

SOBRE A VILDAGLIPTINA
A vildagliptina é a primeira de uma nova classe de medicamentos conhecida como ativadores de incretina, substância fabricada pelo aparelho digestivo quando nos alimentamos e que trata o desequilíbrio entre a oferta e demanda da insulina, uma das causas do diabetes tipo 2.
A vildagliptina inibe uma enzima de nome DPP-4, resultando em um aumento dos níveis da incretina. As incretinas ativam o funcionamento das células pancreáticas responsáveis pela produção da insulina, estimulando outras células (beta) a também produzirem a insulina. As incretinas também  reduzem a produção exagerada de glucagon pelas células alfa das ilhotas pancreáticas, comum em pessoas com diabete do tipo 2. Além disso, acredita-se que as incretinas desempenham papel na prevenção estruturais que levam à morte das células beta.
Os dados dos estudos pré- clínicos, também mostram que a vildagliptina tem potencial para aumentar a produção de células beta do pâncreas ao estimular os efeitos das incretinas. Nesse estudo, o tratamento com a vildagliptina resultou em queda na morte de células beta e no aumento da replicação das mesmas células, levando ao aumento de 40% a 50% no número de células beta produtoras de insulina no pâncreas. O aumento na massa de células beta pode resultar no atraso na progressão da doença em pessoas com diabetes do tipo 2, pois o mecanismo da vildagliptina mantém e estimula a produção dos níveis de insulina.
“ O medicamento, por atuar no intestino, tem a mesma eficácia das aplicações de insulina, adicionando outros benefícios ao tratamento, ao começar pelo fato de ser um composto oral, o que elimina o incômodo das injeções. Alem disso, mantém melhores níveis de glicose por até um ano, é bem tolerado pelo organismo, não causando náuseas ou vômitos – efeitos comuns em outras terapias, e, por fim, retarda a progressão da doença”, destaca o Dr. Navarro.

Leia na próxima edição: SOBRE O DIABETES

Nenhum comentário:

Postar um comentário